sábado, 9 de outubro de 2010

Assalto Fotográfico na Linha de Trem Calçada - Lobato.



Projeto "Assalto Fotográfico" - Estação da Calçada - Salvador / Ba - outono 2010.
Fotografias: Ana Paula Pessoa


O PROJETO:

O Assalto fotográfico é uma ação que busca imagens distintas daquelas veiculadas pela indústria cultural numa tentativa de descentralizar a arte fotográfica numa rede de produção e exibição em locais “esquecidos” pelos olhares da “cultura oficial”.

São cidades pequenas do interior do Estado da Bahia e localidades do subúrbio da cidade de Salvador, que serão “assaltados” por fotógrafos-artistas visuais reconhecidos local e nacionalmente, que se revezarão em cada localidade com o intuito de expandir e diversificar as possibilidades de olhares através de um diálogo fotógrafo - fotogrado

As fotos produzidas durante os assaltos fotográficos serão projetadas à noite em data-show com áudio de onde foram fotografadas. Essa operação de devolver as imagens e sons ao lugar de onde foram produzidas , através do trabalho do DJ e VJ, funciona como um espelho que reflete novas visões do cotidiano.


Produção e exibição juntas como um processo de construção de olhares diferenciados tanto por parte dos fotógrafos como por parte dos fotografados. Uma construção do olhar em dois níveis, aumentando assim a qualidade das imagens produzidas e da apreensão dessa produção por parte do público, fomentando assim, a formação de público da arte fotográfica. A inter-relação entre fotografia e áudio (áudio-visual), remonta aos primórdios do cinema, fotografias–fotogramas, hibridação de linguagens tão cara à fotografia contemporânea.

Nenhum comentário: